1- O sentido da vida é um tema que cativa nossa atenção. Estamos sempre na busca de referências que nos ajudem no processo identitário.
Filosofia da existência: Heidegger, medo e angústia de Josué Cândido da Silva
Assistam a música em vídeo e comentem alguns tópicos - "Pra onde vai? Gabriel Pensador"
Vamos refletir sobre o valor da "VIDA"? - Tópicos:
- Morte e pessoas muito jovens.
- A morte que interrompe sonhos e um futuro.
- O que poderia ter causado essa morte?
- Quais tipos de violência você tem conhecimento, já presenciou ou foi vítima?
- O que leva as pessoas a serem violentas?
- O que poderia ter sido feito para evitar aquele homicídio?
- As consequências para quem ficou.
- O sentimento da família e dos amigos diante da perda de uma pessoa querida.
- A dor que a morte traz para a família e para os amigos.
- As consequências para quem matou.
- O que a sociedade pode fazer para diminuir a violência?
- O que pode trazer paz para as pessoas?
2. Vamos através das letras de músicas encontrar nelas o sentido que o autor atribui à existência"
A- Quais sentidos de Vida na música Tocando em Frente"
B- Na música de Chico Buarque à Sentido ou Falta de sentido nessa vida"
a) Viver faz realmente algum sentido?
b) O sentido de nossa vida é diferente do de outros seres vivos? Por quê?
c) Você acha que todas as pessoas se preocupam com o sentido de suas vidas? Você se preocupa?
d) Você acha que existiriam boas razões para se buscar um sentido para vida? Quais?
.............................................
a) Viver faz realmente algum sentido?
b) O sentido de nossa vida é diferente do de outros seres vivos? Por quê?
c) Você acha que todas as pessoas se preocupam com o sentido de suas vidas? Você se preocupa?
d) Você acha que existiriam boas razões para se buscar um sentido para vida? Quais?
.............................................
Objetivos da aula
1) Discutir o sentido da vida e introduzir alguns conceitos heideggerianos como angústia, morte, ser próprio e ser impróprio;
2) Trabalhar as habilidades cognitivas de interpretação e formação de conceitos.
3)Sensibilização para o valor da VIDA em contraposição às consequências da MORTE.
4. Filme sugerido
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/7-filmes-para-debater-morte-nas-aulas-filosofia.htm
2) Trabalhar as habilidades cognitivas de interpretação e formação de conceitos.
3)Sensibilização para o valor da VIDA em contraposição às consequências da MORTE.
4. Filme sugerido
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/7-filmes-para-debater-morte-nas-aulas-filosofia.htm
Fontes:
C322 - Conte até 10 nas escolas: cartilha roteiro de aulas - 1º ed. - Brasília:CNMP. 1. Valorização da vida, educação, Brasil. pág.21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário