terça-feira, 31 de maio de 2016

Alienação

O que é alienação"

A opressão das mídias sobre as pessoas, do condicionamento a ficar assistindo o que passa sem questionar.  

Discutir:


#  Por que o autor coloca a frase “a televisão me deixou burro”?

#  O que significa a frase: “Oh! Cride, fala pra mãe”? Neste caso o professor deverá intervir para lembrar do bordão de Ronald Golias.

#  O que significa a frase: “Eu nunca li num livro que o espirro fosse um vírus sem cura”? 
De fato, é verdadeiro que o vírus da gripe (neste caso, sua manifestação, o espirro) não tem cura. Mas se ele nunca leu em um livro significa que ele aprendeu isso da TV, mas deixou de ler livros. Ele só aprendeu o que lhe ensinaram, e nada por conta própria.


- Pesquisar o que é alienação;
- Debater a passividade das pessoas diante daquilo que recebem dos meios de comunicação, especialmente da televisão.
- Instigar a reflexão sobre a programação de TV, o desinteresse, a ilusão que aparece na tela, e porque o ator diz que tudo fica igual, que ele se parece com um animal. Também há a sutileza do uso das palavras "captar" e "capturar", com seus significados profundos, inclusive na voz passiva (ser capturado). Há uma excelente análise neste link, da TV Cultura, cuja leitura recomendo. 


Ler a letra da música com os alunos e se executa a música para apreciação e posterior discussão.


Televisão
Titãs

A Televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi!
Agora todas coisas
Que eu penso
Me parecem iguais
Oi! Oi! Oi!...
O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....
Refrão:
Oh! Cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez
Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!...
A mãe diz pra eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixo
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!
É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...
Oh! Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!...

A mãe diz pra eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada
Oi! Oi! Oi!
A luz do sol me incomoda
Então deixo
A cortina fechada
Oi! Oi! Oi!...
É que a televisão
Me deixou burro
Muito burro demais
E agora eu vivo
Dentro dessa jaula
Junto dos animais...
E eu digo:
Oh! Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura
Vê se me entende
Pelo menos uma vez Criatura!
Oh! Cride, fala pra mãe!...
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!


Para finalizar, veja aqui um excelente vídeo na versão acústica:

https://www.youtube.com/watch?v=3pGwzJuiVv4

.

Fontes:


Nenhum comentário: