quinta-feira, 7 de julho de 2016

Somos livres?

"... na sociedade atual a TV dita o que é bonito, 

como se deve  vestir, agir e ser, 

o rádio dita o que se deve ouvir, 

e os jornais em quem se deve votar".


  Observe ao seu redor, poderá ver inúmeras pessoas usando roupas de preços absurdos, estampando no peito muitas vezes não uma camiseta que goste, mas sim uma marca famosa, uma peça que está na moda.

 Uma verdade é que cada vez mais as pessoas estão sendo rotuladas pelo que possuem. Consequência da grande e violenta força de manipulação da mídia na sociedade atual, onde a TV dita o que é bonito, como ser deve vestir, agir e ser, o rádio dita o que se deve ouvir, e os jornais em quem se deve votar.

  Hoje as pessoas seguem aquilo que lhes é imposto, desde um corpo forte ou esquelético até produtos de grifes famosas. Deixam de se auto-satisfazerem para satisfazer aos outros, um simples exemplo disso é a moda jovem, atualmente para todo lugar que se olhe pode-se ver um boné aba reta, camisetas coloridas, piercings e alargadores, sendo que á anos atrás essas coisas eram algo “raro”.

 As pessoas vêem na televisão, indivíduos ditos como perfeitos e os imitam em modo de agir, vestir, falar... “Quase 40% dos adolescentes norte-americanos que experimentaram cigarros fizeram isso porque viram nos filmes, afirmou um estudo divulgado em Novembro de 2005.”

Toda hora somos obrigados a engolir musicas ruins só porque os meios de comunicação dizem que são boas, então aceitamos tal fato como “a musica do momento”, sendo que esta não passa de uma letra sem sentido e repetitiva. 

  A mídia nos manipula até na hora de votarmos onde nos lembramos de tudo aquilo que vimos no jornal, sem nem ao menos sabermos da validade da informação.


Fato é que a sociedade hoje se encontra corrompida e sem ideais próprios, só é feito o que se deve fazer, só é pensado o que se deve pensar, somos fadados facilmente a viver da forma com que os “grandes” querem que vivamos, achamos que estamos em liberdade, mas a situação é o contrário disso.

Leia a letra da música abaixo e relacione-a com o texto de Voltaire para explicar se somos livres ao fazermos o que a televisão nos propõe.



Televisão
Titãs

A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida.
Ô cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro que um espirro fosse um vírus sem cura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe !
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu não faço nada
A luz do sol me incomoda, então deixo a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais.
Ô cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe!

TITÃS. Televisão, 1985.

.

ATIVIDADE DE PESQUISA 1,0

ANÁLISE LETRA MÚSICA  TITÃS




Fontes:

Nenhum comentário: