domingo, 1 de janeiro de 2017

Filosofia pré-socrática

1º - Ler o texto: 


- de Marilena Chauí - Convite à filosofia

Resultado de imagem para PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO


2º - Assistir a aula em vídeo no link abaixo:

Pré-Socráticos ou Filósofos da Natureza - Contexto Inicial





3º  - Como surgiu o mundo? 

- Qual a verdadeira origem do ser humano e da natureza?
- Por que existe uma determinada harmonia física entre o ser humano e a natureza?

Estas e outras tantas perguntas também foram feitas pelos filósofos pré-socráticos,
 ou seja, 
os filósofos da natureza, 
os quais,contribuíram significativamente para com o pensamento ocidental. 
E a vida? O que é a vida?


Ouvir a Música 


Acompanhem a letra:
O Que É, O Que É?
Composição: Gonzaguinha
Eu fico Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver! E não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz...
Ah meu Deus! Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita E é bonita...
E a vida! E a vida o que é? Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!... 
E a vida? Ela é maravilha Ou é sofrimento?
Ela é alegria Ou lamento?
O que é? O que é? Meu irmão... 
Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo 
É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo... 
Há quem fale que é um divino mistério profundo
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luxo e prazer 
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer 
Pois amada não é e o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça 
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida 
Como der, ou puder, ou quiser... 
Sempre desejada 
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças 
É a vida, é bonita e é bonita...

4º - Discutir com os alunos:

                     O que acham das definições do autor para a vida?

................................




 5º -  ATIVIDADES -     AQUI



7º - Atividade de Pesquisa: 

O objetivo da pesquisa é
levantar informações sobre o filósofo escolhido, 
e principalmente apresentar as frases atribuídas a cada filósofo
e a partir das frases de cada filósofo cada grupo tecer seus comentários a respeito.


1 - Tales de Mileto - Aqui
2 - Anaximenes de Mileto - Aqui
3 - Anaximandro de Mileto - Aqui
4 - Empédocles de Agrigento - Aqui
5 - Xenófanes de Colofon - Aqui
6 - Anaxágoras de Clazômena -
7 - Heráclito de Éfeso - Aqui
8 - Pitágoras de Samos - Aqui
9 - Parmênides de Eléia - Aqui
10 - Zenão de Eléia - Aqui
11 - Demócrito de Abdera - Aqui


A princípio apresentamos os filósofos conhecidos como pré-socráticos, a forma como os grupos irão apresentar será de acordo com o contexto de cada turma e/ou grupo, podendo utilizar os recursos mais apropriados para a apresentação, como produção de LETRAS para mural, produção de slide e/ou vídeo.



ATIVIDADE AVALIATIVA


................................





..
.


Nenhum comentário: